Objetivo: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. 

Ementa: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais. 

Bibliografia básica: CHIAVENATTO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. R J: Campus Elsevier, 2004. COELHO, M. A Essência da Administração – Conceitos introdutórios. São Paulo: Saraiva, 2008. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2006. 

Bibliografia complementar: BATEMAN, T. S., SNELL, S. A. A. Administração: O Novo cenário competitivo. S P: Atlas, 2006. CARAVANTES, G. R. Administração: Teoria e Processo. São Paulo: Pearson, 2005. CERTO, S. C. Administração Moderna. São Paulo: Pearson Brasil, 2003.

Objetivo: Analisar problemas computacionais e projetar soluções por meio da construção de algoritmos. 

Ementa: Projeto e representação de algoritmos. Estruturas de controle de fluxo de execução: seqüência, seleção e repetição. Tipos de dados básicos e estruturados (vetores e registros). Rotinas. Arquivos. Implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação. 

Bibliografia básica: ASCENCIO, A. F. G, CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: algoritmos, Pascal e C/C++ e Java. Longman, 2007. FORBELLONE, L. V., EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: A Construção de algoritmos e estruturas de dados. Prentice Hall, 2005. ZIVIANI, Nivio. Projeto de Algoritmos com Implementações em Pascal e C. 2 ed. Thomson Pioneira, 2004.

Objetivos: Compreender a Arquitetura e Organização de Computadores. 

Ementa: Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos. 

Bibliografia básica: STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 5.ed. Prentice-Hall Brasil, 2008. TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores, 5ª Ed. Prentice Hall, 2007. TOCCI, R. J. Sistemas Digitais: Princípios e aplicações. 10. ed. Pearson Brasil, 2007.

Objetivo: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, textos curtos e descrições de produtos. Apresentar-se, fornecendo informações pessoais, cotidianas e corporativas. Descrever locais e pessoas. Preencher formulários com informações pessoais e profissionais. Dar e anotar recados. Utilizar números em contextos diversos para anotações de horários, datas e locais. Entender diferenças básicas de pronúncia. Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. Bibliografia básica: Livro texto adotado pelo corpo docente. LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/InglêsPortuguês com CD-ROM. 2ª edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Education do Brasil, 2008.

Objetivo: Conhecer e aplicar conhecimentos para diagnóstico e solução de problemas em computadores. 

Ementa: Componentes da placa mãe, alimentação, memória e processador. Instalação e configuração de HD, instalação e utilização de placas, periféricos e dispositivos de hardware. Instalação, configuração e otimização de sistema operacional. Manutenção preventiva e corretiva de hardware e software. 

Bibliografia básica: BITTENCOURT, R A. Montagem de Computadores e Hardware. Brasport, 2009. MORIMOTO, C E. Hardware - O Guia Definitivo. Sulina, 2007. VASCONCELOS, L. Manutenção de Micros na Prática Diagnosticando, Consertando Prevenindo Defeitos. LVC, 2009.

Objetivo: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da matemática para computação em situações-problema dentro do contexto do curso. 

Ementa: Teoria dos conjuntos. Indução matemática. Análise combinatória. Lógica formal. Relações. Funções. Grafos e árvores. 

Bibliografia básica: GARCIA LOPEZ, J; TOSCANI, L V; MENEZES, P B. Aprendendo Matemática Discreta com Exercícios. Coleção Livros Didáticos Informática UFRGS, V.19. Bookman, 2009. GERSTING, Judith L. Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação. 5. ed. LTC, 2004. LIPSCHUTZ, Seymour, LIPSON, Marc. Matemática Discreta. Porto Alegre: Bookman, 2004. 

Bibliografia complementar: SCHEINERMAN, E.R. Matemática Discreta: Uma Introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SULLIVAN, Michael; MIZRAHI, Abe. Matemática Finita – Uma abordagem Aplicada. LTC, 2006.

Objetivo: Conhecer e aplicar recursos de programação orientada a eventos para personalizar aplicativos de escritório (editor de textos, planilhas e banco de dados). 

Ementa: Programação e personalização de aplicações em processador de texto, planilha eletrônica e banco de dados. Criação e uso de variáveis, configuração de componentes: botões, caixas de texto, botões de opção, caixas de listagem e combinação. Tratamento a eventos. 

Bibliografia básica: BROWN, C. E; PETRUSCA, R. Programando em ACCESS com VBA. Alta Books, 2006. FERNANDES, M. Desenvolvendo Aplicações Poderosas com Excel e VBA. Visual Books, 2005.