O EXPERIMENTO QUÍMICO COMO ALTERNATIVA PARA PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Luiz Cunha de Miranda Universidade Estadual de Campinas
  • Caio Moraes Porto Universidade Estadual de Campinas
  • João Paulo Leão de Souza Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá.

Palavras-chave:

aprendizagem, experimento, metodologia, ensino

Resumo

Esse artigo propõe uma metodologia para promover o processo ensino-aprendizagem e o interesse pelos conteúdos da área de Química. Com ela, o professor promove tal processo criando o interesse dos alunos pelas reações químicas. Participaram desta metodologia 18 alunos do ensino médio. A metodologia consiste em apresentar uma aula com experimento e outra sem. Após os dois experimentos os alunos fizeram indagações e com as quais, junto com o experimento, foi confeccionado o conteúdo da aula. Para comparar, as duas aulas, foram propostos dois questionários com as mesmas perguntas. Segundo eles, a aprendizagem é mais acentuada quando ocorre com a construção de conhecimentos.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

CUNHA DE MIRANDA, L.; MORAES PORTO, C. .; LEÃO DE SOUZA, J. P. O EXPERIMENTO QUÍMICO COMO ALTERNATIVA PARA PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista Brasileira de Processos Químicos, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 7-16, 2021. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbpq/index.php/rbpq/article/view/13. Acesso em: 22 maio. 2025.