Estudo e análise dos métodos de extração de compostos polifenólicos oriundos do bagaço de uva resultante da produção de vinho

Autores

  • Virgínia Lauanny Cupertino Freitas Centro Universitário do Vale do Ipojuca
  • Tibério César Lima de Vasconcelos Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Palavras-chave:

bagaço de uva, extração, polifenóis

Resumo

Diante do quantitativo de resíduos provenientes da produção de vinhos, destaca-se o bagaço de uvas, o qual possui potencial para extração de polifenóis. Os polifenóis caracterizam-se por serem compostos com capacidade de minimizar os danos oxidativos e fornecer fotoproteção, os quais podem ser aplicados desde a indústria alimentícia à indústria farmacêutica, com ênfase na área da cosmetologia. Para obtenção dos polifenóis, aplicam-se os métodos convencionais como a extração sólido-líquido com diferentes solventes, e os métodos não-convencionais como a utilização de fluidos supercríticos, ultrassom e irradiação por ultrassom. O estudo em questão, trata-se de uma revisão integrativa que associa diferentes estudos práticos e teóricos que fizeram o uso dos métodos convencionais e não convencionais para extração de polifenóis em bagaços de uvas, objetivando a determinação do quantitativo e análise de polifenóis e os métodos de extração, respectivamente. Verificaram-se os melhores resultados para o método sólido-líquido convencional utilizando o etanol como solvente, e os métodos não-convencionais utilizando ultrassom e fluido supercrítico, sendo esse último potencialmente aplicável para a indústria. Portanto, verifica-se a necessidade de correlação direta dos métodos convencionais e não-convencionais para otimização de extração de polifenóis em bagaços de uvas.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

CUPERTINO FREITAS, V. L.; LIMA DE VASCONCELOS, T. C. Estudo e análise dos métodos de extração de compostos polifenólicos oriundos do bagaço de uva resultante da produção de vinho. Revista Brasileira de Processos Químicos, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 6-23, 2022. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbpq/index.php/rbpq/article/view/28. Acesso em: 29 mar. 2024.