Processos Químicos

Matutino / Noturno

Matutino

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

previous arrow
next arrow
Shadow
Slider

Equipamento será utilizado em aulas práticas do curso superior de Gestão de Energia e Eficiência Energética

 

O curso superior de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Fatec de Campinas acaba de receber a doação de 10 painéis solares da BYD Energy, sendo quatro unidades de módulos convencionais e seis unidades de módulos Double Glass, que serão utilizados nas aulas práticas da primeira turma em formação na faculdade.  Além da parte prática da instalação dos módulos, os estudantes também terão a oportunidade de fazer visitas à fábrica da BYD, em Campinas. As aulas práticas vão contemplar todas as etapas do processo de instalação dos painéis, divididos em duas disciplinas: Energias Renováveis - Fotovoltaica; e Projeto Integrador – Instalações de Painéis e Laboratório de Instalação. 

byd

Marcelo Taborda da BYD faz a entrega dos painéis a Fabio Bonk da Fatec

Pioneira em energias renováveis e referência mundial na fabricação de painéis fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia, a BYD também vai promover uma palestra para a turma sobre eficiência energética. Marcelo Taborda, supervisor de projetos da BYD, conta que a sinergia entre as empresas e a área acadêmica é de suma importância para a troca de conhecimentos e para a qualificação profissional. “Além desta importante parceria com a Fatec, a BYD também já fez doações para outras universidades como Unicamp, Universidade Federal de Santa Catarina e USP. Com o ensino prático proporcionado pela doação dos equipamentos, as faculdades levam para o mercado profissionais mais completos preparados para a realidade do mercado”, afirma Taborda. A iniciativa da BYD também motivou a empresa PHB que fez a doação de inversores e todos os equipamentos necessários para a estrutura, cabos e conectores.

O coordenador do curso Gestão de Energia e Eficiência Energética, Fábio Bonk, explica que apesar do curso ser de gestão, a proposta da Fatec é que o profissional chegue ao mercado de trabalho preparado, sabendo aplicar todas as etapas da cadeia produtiva da administração até a ponta, neste caso, a instalação. “Com a doação da BYD vamos conseguir adequar da melhor maneira possível o nosso curso. A ajuda da empresa foi fundamental neste processo”, conclui Fábio. O centro Paula Souza da Fatec vai formar a partir de 2020 a primeira turma de 80 profissionais em eficiência energética, apenas em Campinas. A cada ano serão inseridos no mercado 80 novos profissionais, apenas da unidade de Campinas.

O profissional formado em Gestão de Energia trabalha diretamente com as questões econômicas e gerenciais de todas as formas de energia que compõem a matriz energética disponível, seja ela renovável ou não renovável, com foco em soluções seguras e sustentáveis. 

 

A BYD

“Pioneira em soluções de energia limpa”

Gigante global pioneira em energia limpa, a BYD é a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in (de 2015 a 2018). A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes). A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. A BYD Brasil já emprega mais de 250 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.

Selo_2018-2019-01.jpg

Parceiros Fatec

Slider

TV Nube: Dicas de Carreira

Acadêmico

Docentes