O Estudo da Importância das Resinas em Tintas Automotivas Base Água

Autores

  • Matheus Oliveira FATEC Campinas
  • Nelson Maniasso

Palavras-chave:

Resina, Revestimento, Tinta, Polímeros, Automotivo

Resumo

Proteger e embelezar são as missões principais de um revestimento. Para embelezar basta colorir, mas para proteger são necessários detalhes a mais. A proteção depende do que ficará depositado do revestimento depois do mesmo aplicado sobre um substrato, e a principal matéria prima que fica no filme de proteção de uma tinta é a Resina. Ao se falar em resina, é necessário que se fale do seu próprio conceito, e para se chegar a isso, é necessário se ter uma visão desde o que é a Resina em si, até chegar a suas inúmeras importâncias para qualquer revestimento. Estudando cada uma das relevâncias de uma resina em um revestimento será possível se chegar no objetivo central desse estudo: a importância de uma resina dentro de um revestimento aquoso automotivo. Como suporte ao objetivo do trabalho faz-se necessário ter uma atenção voltada para dois dos aspectos mais importantes nesse caso:  um breve estudo sobre polímeros e a classificação das resinas; com a atenção nesses dois aspectos e em outros, como por exemplo, o mecanismo pelo qual cada resina reage durante e depois da polimerização, será possível identificar a resina mais adequada para ser utilizada mediante a finalidade de uso. Será possível analisar por exemplo o porquê de se ter mais de um tipo de resina dentro de um revestimento, e caso não tenha as resinas essenciais, o que poderá ser acarretado com a falta de apenas uma. Um estudo como esse pode proporcionar base para novos desenvolvimentos de revestimentos automotivos, além de fornecer em um único documento informações extremamente relevantes reunidas como contribuição científica para a classe acadêmica.

Referências

ABRAFATI, História das Tintas. Disponível em: <https://www.abrafati.com.br/historia-das-tintas/>. Acesso em 24 de outubro de 2021.

CHIROMITO, Emanuele Maria Santos. Preparação de Placas Rígidas de Polpa Celulósica e de Nanofibras de Celulose com Polímeros Acrílicos. Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2016.

FAZENDA, Jorge M. R. Tintas: Ciência e Tecnologia. 4 ed. Editora Blucher, 2009.

FERREIRA, Roberta Karoline Morais Ferreira. Desenvolvimento de Resina Poliuretânica para Aplicação Flexográfica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

KAMMER, Eduardo Hobold. Influência de Resinas Alquídicas na Dispersão de Pigmento. Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2017.

MACHADO, Fabricio; LIMA, Enrique L.; PINTO, José Carlos. Uma Revisão Sobre os Processos de Polimerização em Suspensão. Polímeros, vol.17, No. 2. São Carlos, abril/junho 2007.

MELLO, V. M; SUARES, P. A. Z. As Formulações Tintas Através da História. Revista Virtual de Química, Brasília, vol 4, No. 1, março 2012.

Portal Educação, Cotidiano e Bem-estar – Revestimentos em resinas. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/revestimentos-em-resinas/51685>. Acesso em 22 de maio de 2021.

Manual da Química, Química Orgânica – Polímeros - Polímeros de Condensação. Disponível em: <https://www.manualdaquimica.com/quimica-organica/polimeros-condensacao>. Acesso em 30 de maio de 2021.

SANTARELLI, Michelli. Seleção de Agentes Reticulantes para Resina Acrílica Utilizada em Revestimento Externo para Embalagens de Alumínio no Segmento de Bebidas. Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo, 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

OLIVEIRA, M.; MANIASSO, N. . O Estudo da Importância das Resinas em Tintas Automotivas Base Água: . Revista Brasileira de Processos Químicos, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 2 - 25, 2023. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbpq/index.php/rbpq/article/view/26. Acesso em: 16 set. 2024.