Utilização de biofilmes para conservação de mamões como alternativa ao filme PVC: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
Mamão., Biofilme., Conservação.Resumo
Para a conservação de mamões, se faz necessária a presença de uma barreira física que diminua trocas gasosas e de umidade entre a fruta e o meio, bem como, é necessário evitar danos físicos. Frequentemente, se faz uso do filme de Policloreto de Vilina (PVC) mas devido ao seu baixo nível de degradação e os impactos negativos causados ao meio ambiente, propõem-se alternativas sustentáveis, como os biofilmes. Os biofilmes são películas protetoras, produzidas a partir de matéria-prima renovável. A pesquisa em questão, é uma revisão sistemática que objetiva estudar e analisar a viabilidade da utilização de biofilmes para proteção e conservação dos mamões. Os resultados indicaram excelente eficiência para a perda de massa e firmeza, bem como baixos percentuais de acidez titulável (AT) e altos índices de sólidos solúveis (SS), atingindo assim a adequada relação SS/AT, indicando que além da conservação do fruto, alguns biofilmes, como a fécula de mandioca, conseguem otimizar o sabor da fruta. Portanto, os biofilmes são proteções sustentáveis, com baixo preço, que conservam o mamão de modo adequado. Contudo, faz-se necessário atentar-se à concentração adequada das soluções das matérias-primas para produção de biofilmes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Grazielma Ferreira de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o artigo para a RBPQ, os autores concordam que este seja divulgado de maneira aberta sob os termos da licença "Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)" com detalhes pormenorizados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0