Editorial

Autores

  • Fabio Mazzariol Santiciolli

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

A Faculdade de Tecnologia de Campinas tem orgulho de inaugurar a Revista Brasileira de Processos Químicos. Trata-se de um periódico online semestral totalmente gratuito para leitores e autores com objetivo de difundir os mais recentes avanços em Tecnologia e Engenharia de Processos Químicos. É um canal para estudos e discussões nas áreas de Análise Instrumental, Biotecnologia, Energia, Ensino na área de Química, Gestão, Inovação, Instrumentação e Controle de Processos, Materiais, Meio Ambiente, Nanotecnologia, Operações Unitárias, Qualidade e Sustentabilidade com aplicações nas diversas indústrias que executam processos químicos. Trabalhos em áreas correlatas e/ou multidisciplinares que se relacionem com a indústria química e seus processos também são muito bem-vindos.

A revista foi lançada em tempos nada triviais, com o mundo assolado pela pandemia de Covid-19. Como forma de superação e cuidado, as instituições de ensino superior mantiveram seus trabalhos de forma remota. A educação superior e a ciência não pararam. A inauguração da RBPQ mostra que há espaço para criação e para novas oportunidades mesmo em momentos adversos.

Este fascículo apresenta quatro artigos. Primeiramente, o trabalho “Avaliação da contaminação por mercúrio em atum enlatado e suas implicações” dispõe da técnica de espectrometria de absorção atômica por vapor a frio com digestão realizada em micro-ondas para ponderar sobre a segurança destes alimentos.

O artigo “Experimento da disciplina de Instrumentação Industrial baseado em hardware e software abertos” relata como é possível com recursos limitados elaborar experimentos no ensino superior. Especificamente, são utilizados Arduino e Scilab para fazer a instrumentação e o controle do nível de um tanque.

Em “Métodos de disposição dos rejeitos de minério de ferro alternativos ao método de barragens: uma revisão” utilizam-se critérios econômicos, ambientais e de estabilidade para apontar soluções para o problema de armazenamento de rejeitos de mineração, questão latente no Brasil.

O trabalho “Teor de nitrato em alfaces do tipo crespa (Lactuca sativa) provenientes de diferentes sistemas de cultivo” encerra este fascículo. Por meio de espectrofotometria UV-Visível, encontraram-se concentrações significativas de nitrato em alfaces cultivadas de modo convencional, alfaces hidropônicas e alfaces orgânicas.

O corpo editorial da Revista Brasileira de Processos Químicos deseja a todos uma leitura agradável e reitera o convite para submissão de artigos para o próximo fascículo (o que é feito facilmente por www.fateccampinas.com.br/rbpq). A revista recebe artigos em fluxo contínuo, envie já o seu! Vamos ampliar juntos a divulgação dos avanços em processos químicos!

 

Equipe Editorial

Por Fabio Mazzariol Santiciolli

 

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

MAZZARIOL SANTICIOLLI, F. . Editorial. Revista Brasileira de Processos Químicos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5-6, 2020. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbpq/index.php/rbpq/article/view/9. Acesso em: 15 abr. 2021.