O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

São aceitas submissões de artigos técnicos originais e inéditos que contribuam para o avanço do conhecimento teórico e/ou empírico das respectivas áreas de interesse da revista. Recomenda-se que os trabalhos submetidos contenham entre 06 e 10 páginas. Não serão aceitos trabalhos que tenham sido submetidos para publicação ou que já tenham sido publicados em outro periódico.

Todas as submissões de trabalhos à RBTI devem ser realizadas via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), hospedado no site da Fatec-Campinas. Não serão aceitos trabalhos submetidos por outros meios.

Em casos em que o trabalho tenha sido escrito por mais de um autor, entende-se que a ordenação dos nomes dos autores esteja de acordo com a contribuição de cada um.

O envio de originais à revista implica autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais. Não será aceita a inclusão de autores após a submissão do artigo. Por isso é importante que os autores confiram e preencham corretamente os metadados da submissão no momento do envio do artigo à RBI.

Os trabalhos submetidos à RBTI deverão estar apresentados de acordo com as normas da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Os artigos deverão estar estruturados de acordo com o template de estrutura disponibilizado pela editoria da revista. Os textos poderão ser submetidos em português ou em inglês.

Apresentação e preparo dos manuscritos

Os trabalhos submetidos devem ser redigidos conforme orientações a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Arquivo em Word (extensão doc. ou docx.), texto fonte: Times New Roman 12; configuração da página: A4; margens direita, superior e inferior: 2,5cm; margem esquerda: 3cm; espaçamento entrelinhas: 1,5; recuo de 1,25 na primeira linha; alinhamento do texto: justificado; numeração de páginas: canto superior direito.

Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Times New Roman 10 enumeradas em algarismos arábicos.

As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto.

Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinados com suas respectivas fontes.

As figuras (em extensão jpeg – a partir de 300 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word e devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar).  Tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser enviadas em formato colorido.

Fórmulas e equações matemáticas devem ser apresentadas na sequência normal do texto. No parágrafo as fórmulas e equações devem estar centralizadas e identificadas por algarismos arábicos consecutivos colocados entre parênteses na extrema direita da linha, conforme exemplo a seguir:

Var [ε1 | x1, x2] = Var [ε2 | x1, x2] = 1     (1)

As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Nomes próprios estrangeiros não deverão estar em itálico.

Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos.

Referências e citações:

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências bibliográficas devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.

Exemplos:

1) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

2) Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento, número, ano, local de realização. Título da publicação (em negrito): subtítulo da publicação. Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

4) Partes de publicações periódicas

4.1) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

4.2) Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (em negrito). Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

5) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo, ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

6) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (em negrito). Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.