Implementação do protocolo IPV6 com segurança: Uma análise sobre os desafios e riscos para os administradores de redes internet

Autores

  • Anderson Luiz Coan Fatec-Campinas

Palavras-chave:

Implementação, Segurança, Riscos, Protocolo

Resumo

Uma das grandes preocupações que assolam os profissionais de TI na atualidade é com a segurança na comunicação utilizando a internet. Técnicas paliativas como a utilização dos serviços NAT já vem sendo utilizadas, mas começa a apresentar seus limites. O novo protocolo IPV6 vem sendo estudado e implementado gradativamente por instituições acadêmicas e profissionais e, entre outras características, visa oferecer maior segurança através de serviços como o IPSec. Com isso, passa a se tornar interessante apresentar uma análise dos desafios e riscos que os administradores de internet vão ter pela frente a tomar a decisão dessa transição IPV4 para IPV6 com segurança. Essa é a proposta desse artigo.

Referências

COMER, D. E. Interligação em redes com TCP/IP. Rio de Janeiro, ed. Campus, 1998.

JUNIOR, L. G.; SOUZA, J. P. L.; NUNES, R. M.; BOGO, M. Análise da segurança em redes puramente IPV6. VII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO ESTADO DO TOCANTINS, 2005.

Histórico da Internet. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet. Acesso em: 22/04/2019.

MARTINI, F. Z.; BOGO, M. Análise e proposta de implementação de um ambiente de rede utilizando o protocolo IPV6. Anais do V Encontro de Estudantes de Informática do Tocantins. Palmas, TO. outubro, 2003. pp. 381-390.

NIC BR, S. O. Práticas de segurança para administradores de redes Internet. Disponível em: http://www.cert.br/docs/seg-adm-redes/seg-adm-redes.pdf, São Paulo, 2003.

Portugal Telecom. Reconhecida como referência mundial em IPV6. Disponível em: https://www.telecom.pt/pt-pt/media/comunicados/Paginas/2017/janeiro/pt-reconhecida-como-referencia-mundial-em-ipv6.aspx. Acesso em: 22/04/2019

SANTOS, R. R; MOREIRAS, A. M.; REIS, E. A.; ROCHA, A.S. Curso básico de IPV6. Núcleo de informação e coordenação do ponto BR, São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

ANDERSON LUIZ COAN. Implementação do protocolo IPV6 com segurança: Uma análise sobre os desafios e riscos para os administradores de redes internet. Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 03-16, 2020. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/12. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos