O Campeonato de robótica em uma escola do ensino técnico integrado ao ensino médio

percepções dos estudantes

Autores

  • Rafael de Souza Oliveira ETEC - CPS

Palavras-chave:

Arduino, Robótica, Campeonato.

Resumo

Este estudo apresenta um projeto desenvolvido em uma escola técnica de nível médio, mais especificamente na disciplina de Sistemas Embarcados, no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, que teve como objetivo introduzir a robótica educacional em sala de aula. O projeto utilizou a plataforma Arduino, uma plataforma bastante conhecida para prototipagem e aprendizado em microcontroladores, o qual possui um microcontrolador Atmega 328P, junto a um chassi de acrílico e componentes eletrônicos, como motores DC, para a construção de um robô, controlado por meio de uma comunicação serial Bluetooth, onde os alunos utilizaram o próprio celular para realizar esse controle. O estudo aborda ainda a importância da robótica educacional na formação dos estudantes, principalmente em cursos técnicos voltados à área de tecnologia. Além disso, apresenta conceitos básicos sobre robótica, sistemas embarcados e Internet das Coisas. O projeto resultou no 1° Campeonato de Robótica na escola, com premiação e participação de todo o corpo docente presente na data, equipe gestora/pedagógica e discentes. Os estudantes também foram convidados para demonstrar seus projetos na I Feira de Ciências e Tecnologias Interescolar. Após o término do projeto, os estudantes avaliaram o processo vivido através de um formulário eletrônico.

Referências

ASHTON, Kevin. Internet das coisas: nova revolução da conectividade. Revista Inovação em Pauta, São Paulo, n. 18, p. 6-8, dez. 2014. Disponível em: http://finep.gov.br/noticias/todas-noticias/4446-kevin-ashton-entrevista-exclusiva-com-o-criador-do-termo-internet-das-coisas. Acesso em: 20 maio 2019.

CAMPOS, Flávio Rodrigues. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.

CEETEPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Plano de curso da habilitação profissional de técnico em desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio. Número do plano 405. Eixo tecnológico: Informação e Comunicação. São Paulo, 2018.

CENTRO PAULA SOUZA. Sobre o Centro Paula Souza. [2022]. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/centro-paula-souza/. Acesso em: 15 set. 2022.

CHRIST, C.; SANCHEZ, W. Robótica e Internet de Todas as Coisas. 1. ed. São Paulo: Din4mo, 2018. v. 6. (Coleção Gestão e Empreendedorismo na Era Digital).

D’ABREU, João Vilhete Viegas. Ambiente de aprendizagem baseado no uso de dispositivos robóticos automatizados. In: BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; MAZZONE, Jason; VALENTE, José Armando. (Org.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LUCCHESI, Rafael. Robótica nas escolas: impacto pedagógico e futuro profissional. Veja, Economia, 29 abr. 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/o-impacto-da-robotica-na-educacao/. Acesso em: 29 abr. 2022.

SILVA, Rodrigo Barbosa e; BLIKSTEIN, Paulo (Org.). Robótica educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2020. p. IX.

WEISER, Mark. The computer for the 21st century. Scientific American, p. 94-104, set. 1991.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

DE SOUZA OLIVEIRA, R. O Campeonato de robótica em uma escola do ensino técnico integrado ao ensino médio: percepções dos estudantes. Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 42 - 53, 2024. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/134. Acesso em: 16 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos