A importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software: um estudo de caso baseado nas diretrizes da engenharia de software

Autores

  • Mariana Magalhães Malhone Faculdade de Tecnologia de Campinas
  • Mônica Frigeri Faculdade de Tecnologia de Campinas

Palavras-chave:

Gerenciamento de Configuração, Software, Qualidade, Projeto

Resumo

Devido à cobrança de uma boa qualidade e funcionalidade de um software, as empresas vêm procurando formas de organizar e trabalhar uma qualidade por meio da gestão de qualidade e gestão de projetos. Porém, dentro desses dois ambientes, há diferentes tipos de processos a serem seguidos e há casos em que é preciso criar funções de suporte para o gerenciamento. Tratando-se da qualidade do software, desde seu desenvolvimento até a entrega ao cliente final, o Gerenciamento de Configuração de Software mostra-se como um meio de gestão essencial para a identificação e controle de mudanças no ciclo de vida do software. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software, a partir da aplicação de um estudo de caso, com base nas diretrizes da Engenharia de Software. Com o desenvolvimento da pesquisa, é possível verificar como o processo de Gerenciamento de Configuração de Software é aplicado em uma empresa, apresentando as vantagens da aplicação do processo e as desvantagens da não aplicação do mesmo.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

MAGALHÃES MALHONE, M.; FRIGERI, M. . A importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software: um estudo de caso baseado nas diretrizes da engenharia de software. Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 14 - 23, 2021. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/29. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos