A colaboração de Software para auxiliar na comunicação de surdos em hospitais
Palavras-chave:
Comunicação, LIBRAS, softwaresResumo
O atendimento em hospitais para os 2,1 milhões de pessoas que se declararam deficientes auditivos (DA) ainda é um problema a ser superado pela falta de uma comunicação eficiente entre os surdos e ouvintes, principalmente para 347.481 mil que se consideraram totalmente surdas e muitas vezes não são oralizados e usuários da LIBRAS. Há legislações que vêm de encontro a suprir as necessidades desta comunidade, no entanto, percebe-se pelos relatos dos surdos nas pesquisas realizadas por pesquisadores da área, que ainda há uma lacuna a ser preenchida para que esse atendimento seja realizado de modo eficaz e humanizado, proporcionando mais dignidade, autoestima e acolhimento a essa comunidade. Na pesquisa realizada verificou-se que o avanço tecnológico pode colaborar por meio do desenvolvimento softwares de tecnologias assistivas (TA). Foram encontrados 20 softwares desenvolvidos por profissionais da área da tecnologia da informação e Engenheiros Biomédicos que podem colaborar e facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes no atendimento em hospitais, proporcionando a está comunidade um atendimento mais efetivo e com maior autonomia.
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