Editorial

Autores

  • FABIO MAZZARIOL SANTICIOLLI Faculdade de Tecnologia de Campinas

Resumo

Com grande satisfação, a Revista Brasileira em Tecnologia da Informação lança o seu terceiro fascículo! O presente volume é resultado da companhia dos leitores, que não deixaram de acessar os artigos da RBTI ao longo dos meses adversos da pandemia. Igualmente perseverantes, os autores mantiveram-se frequentes em nosso sistema de submissão, enviando artigos para análise como mais uma prova de que a educação e a ciência não param. O fechamento deste fascículo é uma retribuição e um grande agradecimento a todo este esforço!

O primeiro artigo que apresentamos é “A colaboração de Software para auxiliar na comunicação de surdos em hospitais”. Este trabalho executa uma ampla revisão dos desafios e barreiras que os surdos enfrentam para obter atendimento e tratamento médico. Por fim, apresenta maneiras como um software poderia auxiliar a comunicação direta entre surdo e equipe de saúde.

Na sequência, publicamos “A importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software: um estudo de caso baseado nas diretrizes da engenharia de software”. Este artigo examina a importância do gerenciamento de configuração para o ciclo de vida do software, a partir da aplicação de um estudo de caso, com base nas diretrizes da Engenharia de Software.

Por usa vez, o artigo “Construções de novos respiradores com hardware e a importância dos profissionais de TI no cenário de pandemia” mostra como o profissional de TI se fez importante na reação aos efeitos da pandemia, tanto auxiliando na construção de equipamentos médicos quanto propiciando tecnologias para o trabalho on-line.

Alguns relatos e reflexões sobre um programa de inclusão digital em escolas são discutidos no artigo “O distanciamento em pensar uma Política Pública e a sua segmentação na prática: Programa um computador por aluno – PROUCA”.

O artigo “Organização: a essência do resultado no Vestibular” analisa a maneira como é feita a organização pessoal por parte dos vestibulandos, verificando a importância desta, para obtenção dos resultados esperados. Para solução dos problemas destacados, foi desenvolvido um software no formato de rede social que permite aos vestibulandos a criação da rotina de estudos, seguir as faculdades e universidades, armazenando dados e informações importantes sobre os processos de cada uma delas, incluindo, datas de prova e livros requisitados para leitura, além das postagens publicadas.

Fechamos este fascículo com o artigo “Um algoritmo evolutivo para geração procedural de conteúdo para o jogo Super Mario Bros”. Sua proposta é utilizar Algoritmos Evolutivos combinados com padrões para gerar fases do jogo. Mesmo com a utilização de poucos padrões, os experimentos realizados convergiram para fases viáveis.

Desejamos uma leitura prazerosa e convidamos todos a publicarem artigos conosco!

Equipe editorial

Por Fabio Mazzariol Santiciolli

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

MAZZARIOL SANTICIOLLI, F. Editorial. Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1, 2021. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/70. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial