Laboratórios Remotos para Cursos de Engenharia – “EngLabs”

Autores

  • Fernando R. M. Utiyama Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Felipe Alves Bevilacqua Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Thiago Napoli Da Silva Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Sidnei Garces De Amorim Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Austerli Nunes Vieira Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Cesar Augusto Nogueira Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Viviane Maximiano Dos Santos Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Paulo Yahagi Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Arduino, Computação, Engenharia, Laboratório Remoto

Resumo

O trabalho mostra uma opção para viabilizar aulas práticas em laboratórios remotos para cursos das áreas exatas. É apresentado um exemplo de como um laboratório pode ser implementado sem dependência de grandes investimentos. O foco é a construção de um protótipo para um experimento que possa ser acessado, através da Internet, sem a presença física dos usuários, mas com interações em tempo real entre eles e a infraestrutura. O nome escolhido para o experimento, “EngLabs”, advém de Laboratórios (remotos) para Engenharia. Nele, um experimento foi desenvolvido para medir a densidade e o volume de um corpo sólido de qualquer geometria, regular ou não, usando o Princípio de Arquimedes. O protótipo foi construído e apresentado à UNIVESP em Campinas, para avaliações. Ele foi construído usando recursos de “hardware” e de “software” de baixo custo, dentre eles, Arduino, servidor Apache, linguagens Angular, PHP, MySQL, HTML5, Java e C++. Foram feitas pesquisas e entrevistas correlatas à ideia proposta e às soluções similares encontradas. São mostradas a arquitetura usada, as avaliações e as conclusões obtidas.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

UTIYAMA, F. R. M.; BEVILACQUA, F. A.; DA SILVA, T. N.; DE AMORIM, S. G.; VIEIRA, A. N. .; NOGUEIRA, C. A.; DOS SANTOS, V. M.; YAHAGI, P. Laboratórios Remotos para Cursos de Engenharia – “EngLabs”. Revista Brasileira em Tecnologia da Informação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 29-37, 2022. Disponível em: https://www.fateccampinas.com.br/rbti/index.php/fatec/article/view/73. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos