PIBID E PESQUISA DE CAMPO: UM RELATO SOBRE O ESTUDO DA PRODUÇÃO DA FARINHA NA COMUNIDADE ALTO DO PIRATIVA-AP E A SUA UTILIZAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
quilombola, ensino de química, experimentos, culturaResumo
O presente artigo é um relato de experiência vivenciada pelos bolsistas do PIBID durante a visitação à comunidade do Alto Pirativa-AP com os objetivos de buscar conhecimentos da produção da farinha para o ensino da química na escola de Ensino Médio e de atender à proposta PIBID/IFAP, que é de divulgar as práticas quilombolas com eixos temáticos em química nas escolas secundaristas. Neste, descreve-se a produção da farinha, o contato com a cultura local, a distribuição de livros, a divulgação das informações na escola de ensino médio através de aulas expositivas e o retorno à comunidade para mostrar as aulas ministradas. Caracteriza-se, aqui, uma alternativa metodológica de promover a aprendizagem viabilizando-a através dos conceitos nos fenômenos químicos. Essa alternativa metodológica foi empregada a 108 alunos, acompanhada da degustação (derivados da mandioca) e seguida da aplicação de um questionário. As respostas sinalizaram positivamente que, no ensino da química, a vivência é indissociável da teoria.
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