Sistemas de Controle adaptativo de semáforos com coleta de dados em tempo real do tráfego nas vias urbanas
Palavras-chave:
Semáforo Inteligente, Mobilidade Urbana, Coleta de dados, Ciência de dados em tempo realResumo
Este artigo apresenta uma abordagem para a coleta e processamento de dados em tempo real do tráfego urbano, com o objetivo de ajustar dinamicamente os tempos dos semáforos com base nas condições atuais do tráfego. A metodologia proposta utiliza a biblioteca OpenCV em um ambiente Python para capturar imagens do tráfego, que são processadas por uma rede neural YOLO (You Only Look Once) para extrair informações, como os tipos e a quantidade de veículos que passam nas vias. Em seguida, foi desenvolvido um algoritmo para ajustar os tempos dos semáforos dinamicamente, de acordo com as condições de tráfego em tempo real. A eficácia do sistema foi avaliada através de um simulador contendo um cruzamento com quatro vias e por meio de simulações que compararam um sistema de semáforo dinâmico com um sistema estático. Os resultados da simulação demonstraram que o sistema dinâmico reduziu o tempo médio de espera dos veículos nas interseções e aumentou o número de veículos que atravessam a interseção por unidade de tempo, destacando a importância da ciência de dados em tempo real na criação de sistemas de controle de tráfego inteligentes, capazes de atender às demandas de uma infraestrutura urbana moderna e eficiente.
Referências
AROCHO, Rafael. Os desafios da análise de dados em tempo real. Estatmg, 2023. Disponível em: https://estatmg.com.br/2023/03/04/os-desafios-da-analise-de-dados-em-tempo-real/. Acesso em: 21 fev. 2024.
AWARI. A importância da ciência de dados em tempo real. Awari, 2023. Disponível em: https://awari.com.br/a-importancia-da-ciencia-de-dados-em-tempo-real/?utm_source=blog&utm_campaign=projeto+blog&utm_medium=A%20i
Sistema de controle adaptativo de semáforos com coleta de dados em tempo real do tráfego nas vias urbanas mport%C3%A2ncia%20da%20ci%C3%AAncia%20de%20dados%20em%20tempo%20real. Acesso em: 17 fev. 2024.
BERTINI, R. L. You are the traffic jam: an examination of congestion measures. In: ANNUAL MEETING OF THE TRANSPORTATION RESEARCH BOARD, 85., 2005, Washington, DC. Proceedings [...]. Washington, DC, 2005.
CNM. Confederação Nacional de Municípios. Análise do impacto da frota de veículos nos Municípios brasileiros. [2023?]. Disponível em: https://cnm.org.br/storage/biblioteca/2023/Estudos_tecnicos/202309_ET_MOB_Impacto_frota_veiculos.pdf. Acesso em: 18 maio 2024.
DENATRAN. Departamento Nacional de Trânsito. [2024?]. Disponível em: [Inserir URL do DENATRAN, se houver]. Acesso em: 1 maio 2024.
GANDHI, M. M., et al. Smart control of traffic light using artificial intelligence. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON RECENT ADVANCES AND INNOVATIONS IN ENGINEERING (ICRAIE), 5., 2020. Proceedings [...]. [S. l.]: IEEE, 2020.
JUNGA, Abel Mateus. Aplicação da inteligência artificial no desenvolvimento de um semáforo inteligente para os cruzamentos da cidade de Maputo. 2022. [S. l.]: [s.n.], 2022.
PLOEG, F. V. D.; POELHEKKE, S. Globalization and the rise of mega-cities in the developing world. Cesifo Working Paper, n. 2208, fev. 2008. (Category Trade Policy).
PRATA, D. F. R. F. et al. Os impactos causados congestionamento e crescimento da frota de veículos na cidade de Itaperuna/RJ. Revista Multidisciplinar da UNIPAC, v. 1, n. 1, 2020.
QUEIROZ, Adriele. Análise de dados em tempo real. Dio, 2023. Disponível em: https://www.dio.me/articles/analise-de-dados-em-tempo-real. Acesso em: 18 fev. 2024.
ROCHA, Anderson Felipe de Melo. Implantação de semáforo inteligente como solução na mobilidade urbana. 2021. [S. l.]: [s.n.], 2021.
RUFOLO, A. M.; BIANCO, M. J. The impact of congestion pricing and parking taxes on spatial competion. School of Urban Studies and Planning Portland State University, 1998.
SCARINGELLA, R. S. A crise da mobilidade urbana em São Paulo. São Paulo em Perspectiva, v. 15, n. 1, jan./mar. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Tecnologia da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira em Tecnologia da Informação utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.